Tratamento de Dependencia Química Feminina

Tratamento de Dependencia Química Feminina


O tratamento para dependência química feminina, e clínico e terapêutico, além de ser plenamente exclusivo. O mesmo acaba abordando cuidados especiais que são capazes de proporcionar à mulher diversas oportunidades para que as mesmas vivam com dignidade.

É importante entender que esses tratamentos visam livrar essas mulheres dos transtornos decorrentes tanto do uso quanto do abuso de drogas lícitas e ilícitas. É preciso saber que as mulheres possuem características bem próprias e necessidades específicas, por isso o tratamento deve ser personalizado.

Nesse Instituto a paciente acaba sendo recebida com muita atenção por uma equipe completamente qualificada, sendo que o tratamento para dependência química feminina, tem como finalidade a reintegração e ressocialização da mulher em seu meio social e familiar.

Geralmente esse tratamento, acaba sendo realizado em regime de internação continuada e de maneira voluntária sendo que a ajuda dos profissionais é essencial para superar essa doença. Lembrando ainda, que as internações podem ser voluntárias e involuntárias confira abaixo.

 

Sobre o tratamento para dependência química feminina e as consequências do uso de drogas

Depois de entender melhor o tratamento para dependência química feminina, é interessante saber exatamente quais são as consequências do uso e abuso de drogas.

Inicialmente as mesmas são capazes de provocar sensação de felicidade e bem estar, entretanto, o consumo repetitivo e a longo prazo das mesmas acaba causando efeitos nocivos à vida e saúde da pessoa.

Para ressaltar, podemos salientar que em relação à saúde, os neurônios que são responsáveis por garantir um bom funcionamento da atividade cerebral, podem sofrer lesões irreversíveis, e isso diminui a capacidade de pensar e/ou raciocinar.

Além do mais, alguns outros transtornos mentais, certamente acabam surgindo, entre eles estão os mais comuns: síndrome do pânico, depressão, esquizofrenia e bipolaridade. Ademais, alguns tipos de câncer podem aparecer, tal como o câncer hepático.

É preciso compreender ainda, que o uso de drogas é capaz de lesionar órgãos do ser humano, sendo assim, automaticamente outros tratamentos devem ser realizados.

Ademais, em relação à vida dessa pessoa, comportamentos inconsequentes são capazes de levar a mesma a contrair doenças infecciosas e contagiosas tais como: hepatite e AIDS.

Outra consequência direta do uso de drogas é o isolamento da dependente da família, da sociedade e de amigos próximos, isso porque a pessoa acaba tendo uma visão distorcida da realidade além do claro preconceito das pessoas com a dependente.

 

Saiba quais são os sintomas da pessoa que está na dependência química

 

Sabemos que é importante identificar os sintomas em algumas pessoas que estão na dependência química, no entanto, para conseguir realizar o tratamento para dependência química feminina, é preciso saber se a pessoa está na dependência.

A dependência química acaba sendo um transtorno que acontece de forma progressiva, sendo assim, os sintomas acabam ficando mais agudos de acordo com o uso. Além do mais, a pessoa com dependência química acaba apresentando os seguintes sintomas:

  • Presença da própria síndrome de abstinência;
  • Quando há dificuldade de controlar o uso de drogas no que se refere a quantidade utilizada;
  • Desejo ou compulsão pela substância em questão, mais conhecido como fissura;
  • Quando há bastante tolerância à determinada substância;
  • Quando há abandono progressivo de comportamentos e os hábitos são pregressos;
  • Muita tolerância à determinadas substâncias;
  • Muito desejo e/ou compulsão por tal substância;

 

Sobre a fissura, é importante lembrar que a mesma consiste em forte impulso, quase que incontrolável do dependente químico, ao consumir tal substância, esse sintoma ainda é visível em quase todas as pessoas que sofrem com o transtorno.

Sabidamente a usuária depois de já ter usado tal droga anteriormente, acaba antecipando em sua mente as sensações de prazer e alívio que são obtidos com os últimos usos, ademais, é por esse motivo que surge o desejo compulsivo pela ocasião de uso.

É por esse motivo que o tratamento para dependência química feminina, é essencial, pois somente ele é capaz de trazer para as mulheres sua dignidade novamente. Isso porque a maioria delas quando entra nesse mundo acaba até mesmo se prostituindo, para obter drogas.

Sendo assim, abandonam tudo que era conhecido e bom e então se tornam completamente dependente do uso de drogas e não conseguem sair por conta própria.

Lembre-se que é importante dar total apoio para que essa pessoa se recupere, caso contrário dificilmente a mesma conseguirá se recuperar sozinhas!