Grupo de apoio ao dependente químico


Grupo de apoio ao dependente químico

Lutar contra a dependência química não é fácil, porque exige um esforço conjunto de vários indivíduos no sentido de ajudar quem sofre com a dependência, por isso é necessário muita união, comprometimento e compreensão de familiares e muitas vezes dos amigos mais próximos. Algo que tem ajudado muitas famílias nessa batalha é o grupo de apoio ao dependente químico, e é sobre este tipo de grupo que iremos falar.

 

O que é este grupo?

Ele pode ser encontrado em muitas casas de reabilitação, hospitais e também há muitas ONG’s que fazem esse tipo de trabalho, a maioria delas anônima, como por exemplo os Alcoólicos Anônimos, o AA, que é uma destas organizações mais conhecidas.

Esse tipo de grupo tem o objetivo de auxiliar o dependente químico a se reconhecer como tal, a desfrutar de um espaço de ouvir os dilemas de outras pessoas que lidam com esse problema e falar um pouco de seus próprios desafios. Muitos deles seguem o modelo conhecido como os doze passos, o qual consiste em uma série de etapas que apontam para um avanço na luta contra o vício, que vão desde o reconhecimento da dependência até o ponto onde o ex-dependente auxilia outras pessoas que estão passando pelo que ele já passou.

 

Como ele pode ajudar o dependente?

Vamos falar sobre os vários benefícios que um grupo de apoio ao dependente químico pode trazer para quem luta contra algum tipo de droga:

Ajuda a manter a abstinência – No curto prazo, o objetivo de qualquer tratamento para quem sofre de dependência química é manter a pessoa longe do vício. A depender do tipo de droga, há várias reações que uma pessoa eu está em abstinência pode apresentar, sendo a mais comum delas a alteração de humor e a irritabilidade ou agressividade. Nesse sentido, os grupos de apoipo ajudam a criar uma rotina e um ambiente que fortalecem no dependente o desejo de se manter longe daquela droga, porque a cada período que ele consegue ficar afastado isso é compartilhado com outros. Essas pequenas sensações de vitoria ajudam muito quem enfrenta esse mal.

Promove cuidado mútuo – Em um grupo de apoio conduzido por alguém preparado para tal, é criado um ambiente de cuidado e compreensão muito importante para o dependente. Ali ele pode se ver livre da maioria dos julgamentos das pessoas que não sofrem com nenhum vício, todos estão no mesmo barco com o mesmo propósito.

Ajuda a enxergar a situação de um outro ângulo – Uma das coisas excelentes que são resultado do trabalho de um grupo de apoio ao dependente químico é que o indivíduo está conhecendo pessoas que em maior ou menor grau estão sendo vitoriosas contra o vício, isso quer dizer que a luta dele não é impossível e que ele tem chances de se ver livre desse mal!

É muito importante lembrar que além de grupos de apoio para dependentes químicos há várias reuniões semelhantes que ajudam familiares de pessoas que estão lidando com a dependência. É uma forma de amparar pais, irmãos e parentes que sofrem juntos com o dependente.

Entramos em contato

Blog

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber: Milhares de pessoas passam problemas diariamente causados pelo alcoolismo, saber como ajudar e recuperar o d

Grupo de apoio ao dependente químico

Grupo de apoio ao dependente químico

Lutar contra a dependência química não é fácil, porque exige um esforço conjunto de vários indivíduos no sentido de ajudar quem sofre com a de

Qual Droga Causa Tosse

Qual Droga Causa Tosse

Dentre os vários tipos de drogas existentes, saber qual droga causa tosse é um processo não muito difícil. Isso porque, a tosse é um dos sintomas

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por que drogas causam dependência ? Qual o mecanismo que está por detrás das drogas que faz com que o indivíduo consuma a substância não por pra

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?