Como fazer um alcoólatra parar de beber?


Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber: Milhares de pessoas passam problemas diariamente causados pelo alcoolismo, saber como ajudar e recuperar o dependente é essencial por isso vamos detalhar algumas questões importantes a seguir.

 
Alcoolismo no Brasil
 
O alcoolismo é um problema sério de saúde.
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 26% da população com mais de 18 anos costuma beber álcool pelo menos uma vez por semana.
 
De acordo com a OMS (Organização mundial de saúde), o álcool é responsável por 3,3 milhões das mortes de pessoas, o que representa 5,9% do total.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países que mais consomem o álcool, e em sua grande maioria estão os adolescentes que cada vez mais cedo estão enfrentando problemas com essa substância.
 
Além disso, o surgimento de diferentes bebidas alcoólicas e o seu fácil acesso acaba contribuindo ainda mais para o seu consumo, esse problema afeta tanto o sexo masculino, quanto feminino e, por isso, é um problema sério de saúde pública. 
 
Este é um fator de risco para as pessoas, pois é visto como uma das principais causas de Doenças Crônicas e acidentes de trânsito além de violências.
 
Por esses dados, vemos que o alcoolismo, ao contrário do que muita gente pensa, é uma doença presente e marcante e com consequências sérias.
 
O alcoolismo é a dependência química do álcool, se configurando como uma doença que afeta integralmente a vida da pessoa, seja nos aspectos biológicos, psíquicos ou sociais.
 
É verdade que nem todos que procuram como parar de beber definitivamente são necessariamente dependentes, mas se a pessoa tenta de diversas maneiras parar e não consegue, isso é um sinal claro de vício.

Por que parar de consumir bebidas alcoólicas
 
Além do fator social, existe o fator individual que lhe afeta de forma psicológica, física e fisiológica.
 
O consumo alcoólico pode causar diversas doenças e situações degradantes para o corpo, como doenças hepáticas e gordura no fígado, doenças cardiovasculares como a diabetes e o AVC, enfraquecimento do sistema imunológico, manchas na pele e doenças na pele, gastrite, falta de vitaminas, problemas do sono, ganho de peso, fadiga entre outros.
 
Por isso listei aqui o porquê você estará melhor fisicamente, psicologicamente e espiritualmente depois de deixar o consumo de bebidas alcoólicas.
 
Qualidade de vida
 
Ao parar o consumo de bebidas alcoólicas, sua qualidade de vida aumentará, você deixará de estar sempre fadigado e de acordar com ressaca no outro dia após a bebedeira.
 
Sem contar o fato de que ao ingerir o álcool, que já uma substância calórica, é um comum consumir alimentos fritos a óleo e outros tira-gostos para acompanhar, que frequentemente são altamente calóricos, o que ajuda no aumento de peso e pode gerar prejuízos ao sistema cardiovascular e respiratório.
 
O consumo exagerado também atrapalha o ciclo do sono, e desregulando a função que serve para nosso descanso e reposição de energias tem impacto direto sobre todas as outras, contribuindo para ainda mais cansaço, estresse, irritabilidade, agressividade.
 
Dessa forma, o consumo exagerado de álcool pode gerar doenças e agravar as que você já possui. 
 

A mudança começa ao reconhecer o problema

Se você ou um familiar tem sofrido com os problemas decorrentes do alcoolismo e deseja saber como parar de beber, lembre-se que a mudança só começará a partir do momento que se reconhece que a substância está causando problemas a você e a quem está ao seu redor.

Há diversas estratégias para apoiá-lo em sua decisão de parar de beber:

  • Faça uma retrospectiva e tente identificar quantos problemas o uso abusivo do álcool trouxe a você nos últimos três meses. Considere consequências para sua saúde física, como ressaca, e até mesmo em seu relacionamento social, como discussões com familiares e parceiros.
  • Busque apoio de alguém em quem possa confiar, como um amigo, parente ou colega de trabalho para conversar e desabafar sobre suas angústias ou preocupações.
  • Reflita sobre as consequências de continuar a beber e os benefícios de parar ou reduzir o consumo de bebida alcoólica.
  • Questione-se. Numa escala de 0 a 10, quanto você está preocupado com o seu uso do álcool?
  • Faça um mapeamento do seu consumo diário nas últimas semanas: registre o horário, local, com quem você estava, quanto bebeu, o que bebeu, quanto gastou com bebida, motivos que o fazem beber. Ao final, você poderá identificar o que o leva a beber e aos excessos.

Como fazer um alcoólatra parar de beber? Se você ultrapassa o chamado “consumo moderado” (2 doses  por dia para homens, 1 dose por dia para mulheres), recomendamos redobrar os cuidados.

Vale ressaltar: há determinadas situações em que o uso é inaceitável (menores de 18 anos, gestantes, motoristas, quem faz uso de medicamento que interage com a substância ou tem alguma condição de saúde que pode ser agravada pelo álcool).

Agora, se você já mapeou seu consumo e identificou que está bebendo muito ou mais do que gostaria, há formas de reduzir ou parar de beber:

  • Se você decidiu parar de beber, não adie. Defina uma data e comece!
  • Compartilhe sua intenção de parar. Isso poderá fazer com que seus familiares e amigos se mobilizem para apoiá-lo.
  • Afaste-se do que possa lembrá-lo do uso da substância ou desencadear uma vontade de beber, como bares, lojas de bebidas ou o setor de bebidas de um mercado.
  • Não se esqueça de que ter hábitos saudáveis também irá ajudá-lo nesse processo: alimente-se e durma bem, pratique atividade física, beba água, tenha um hobby e procure fazer atividades sociais com pessoas que não consumam bebida alcoólica.
Nas clínicas de recuperação do Centro de Tratamento Caminhar contamos com uma equipe especializada na desintoxicação, conscientização e prevenção ao uso abusivo de bebidas alcoólicas. 

Entramos em contato

Blog

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber: Milhares de pessoas passam problemas diariamente causados pelo alcoolismo, saber como ajudar e recuperar o d

Grupo de apoio ao dependente químico

Grupo de apoio ao dependente químico

Lutar contra a dependência química não é fácil, porque exige um esforço conjunto de vários indivíduos no sentido de ajudar quem sofre com a de

Qual Droga Causa Tosse

Qual Droga Causa Tosse

Dentre os vários tipos de drogas existentes, saber qual droga causa tosse é um processo não muito difícil. Isso porque, a tosse é um dos sintomas

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por que drogas causam dependência ? Qual o mecanismo que está por detrás das drogas que faz com que o indivíduo consuma a substância não por pra

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?