Afinal, o alcoolismo é um problema social ou familiar?


Afinal, o alcoolismo é um problema social ou familiar?

O alcoolismo é um problema sério, que atinge milhares de famílias em todos os lugares do mundo. Algumas pessoas acreditam que o vício em bebidas alcoólicas não é tão grave quanto o vício em drogas, mas em muitos casos, o problema pode ser ainda maior.

O que torno o álcool tão ou até mais grave que outras drogas, é o fato de o seu consumo ser de fácil acesso a todos, ou seja, a maioria das pessoas inicia o consumo de bebidas alcoólicas cedo e acaba não tendo o controle futuramente.

Quando pensamos que o alcoolismo é um problema familiar, não estamos errados, mas será que isso também não é um problema social? E a resposta é sim, o alcoolismo é um problema que atinge não somente a família, quanto toda a sociedade.

O consumo de bebidas alcoólicas pode trazer diversos problemas de saúde, como todos nós sabemos, mas, além disso, ele também pode trazer muitos problemas para a pessoa conviver e sociedade. Em muitos casos, a pessoa viciada em álcool pode se tornar agressiva ou então pode se afastar das pessoas ao seu redor para que o consumo não seja interferido.

O alcoolismo e as suas consequências

Qualquer tipo de vício traz consequências, já que a pessoa passa a não ter um total controle do que ela quer e deseja fazer. O vício se torna o ditador da sua vida, em diversos aspectos.

Quando uma pessoa tem problemas com o consumo de álcool, a sua vida social e familiar passa a ser atingida. Isso acontece muitas vezes sem que a pessoa se dê conta, já que a sua principal preocupação é com o seu vício. O fato de o consumo de álcool ser legalizado também não ajuda muito, já que as pessoas conseguem ter acesso facilmente.

Para poder combater esse problema, é necessário que haja um trabalho em conjunto de todas as partes. O ideal é que ocorram campanhas de conscientização para que dessa forma, o número de pessoas que consumam álcool reduza e menos pessoas inicie o vício. Mas, além disso, é importante que cada pessoa se conscientize dos riscos e dos problemas que o consumo de álcool pode trazer para a sua vida, evitando ao máximo a aproximação com essas bebidas.

O tão conhecido “bebo socialmente” deve ser analisado, pois caso isso ocorra com uma frequência grande, o problema já pode estar presente.

Entramos em contato

Blog

Bebo cerveja todo dia posso ser um alcoólatra?

Bebo cerveja todo dia posso ser um alcoólatra?

Algumas pessoas se preocupam com o seu consumo de álcool e se questionam se “Bebo cerveja todo dia posso ser um alcoólatra?

O que um drogado é capaz de fazer

O que um drogado é capaz de fazer

Muitas pessoas, em especial as pessoas mais jovens, têm sido vítimas de algum tipo de depenência química.

Como conviver com um filho drogado

Como conviver com um filho drogado

Sabemos que o mundo todo enfrenta o drama com as drogas. A cada dia o tráfico de entorpecentes espalha seus tentáculos no intuito de levar mais e ma

O que fazer quando um dependente químico tem recaída?

O que fazer quando um dependente químico tem recaída?

Você sabia que a recaída de álcool e drogas é bem comum? E essa é uma situação muito preocupante, tanto para a família quanto para os próprio

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?