Como Sair da Dependência Química


Como Sair da Dependência Química

Como sair da dependência química ? Essa é a pergunta que mais angústia o dependente químico. Ele sabe que precisa se livrar do vício, sabe que precisa de ajuda, mas não sabe como fazer. Não sabe por onde começar, a quem procurar, como pedir. De fato, sair da dependência química não é um processo fácil. As substâncias psicoativas deixam o sujeito numa via de mão dupla. Elas causam um enorme prazer, mas também destroem toda a vida social e física do sujeito.

Neste texto, daremos algumas orientações para você saber como sair da dependência química.  Sabemos que não é fácil essa trajetória, mas estamos aqui para te ajudar. E se você tem algum familiar dependente químico, este artigo também é para você. Apresentamos sete dicas para dar início a libertação da dependência química.

1.Reconheça a dependência química

Antes de saber como sair da dependência química é preciso reconhecer a dependência. Não adianta procurar soluções para o que não se considera como um problema. É preciso reconhecer que de fato você está sendo vencido pelas drogas e que elas tem forças suficientes para controlar sua vida. Quando você aceita que há um problema, além de procurar soluções você fica muito mais suscetível a se submeter a essas soluções.

2. Aceite a dependência química como doença

Saber como sair da dependência química é aceitar que ela é uma doença. E quando te tem uma doença o que a gente faz? Isso mesmo! Procuramos tratamento. A dependência química é considerada como doença pela Organização Mundial de Saúde por apresentar três características: tem caráter crônico, progressivo e de terminação fatal. Além disso, como em qualquer outra doença, a dependência química pode também desencadear outras doenças, incluindo transtornos mentais.

3. Reconheça que precisa de ajuda

Muitos querem sair da dependência química sozinhos. Querem se livrar das drogas por conta própria. Mas isso é cair dentro de um poço sem fundo. A ajuda profissional e familiar formam um elo de ligação forte para sustentar o dependente químico nos momentos de recaída. Só a vontade de largar o vício não basta. É preciso da intervenção médica para receitar medicações que vão atuar no organismo afetado pela droga. E é preciso da ajuda da família e amigos para oferecer todo o suporte emocional necessário.

4. Procure tratamento médico

Para saber como sair da dependência química é indispensável a intervenção de médicos especialistas no assunto. As drogas alteram o sistema cerebral, liberam substâncias tóxicas no fluxo sanguíneo e alteram toda a forma de se comportar do sujeito. Por isso, alguns remédios são necessários para limpar o organismo de dentro para fora. Com o auxílio de médicos psiquiatras, você vai deixando de utilizar as substâncias psicoativas aos poucos e de forma saudável.

5. Tenha paciência com você mesmo

Tenha em mente que o seu corpo já está acostumado com a presença de substâncias psicoativas no organismo. Quando você deixa de fazer uso, o seu cérebro vai pedindo mais e mais. Isso acontece porque essas substâncias já alteraram a forma como o circuito cerebral se comporta. Além disso, como a dependência química é uma doença crônica, o seu tratamento não se encerra com menos de 3 meses. Há um longo caminho a percorrer.

6. Procure atendimento psicológico

Para saber como sair da dependência química é preciso descobrir os motivos que levaram você a fazer uso de substâncias psicoativas. Esses motivos podem ser inúmeros e até mesmo escondidos para você. Talvez nem você saiba ao certo o por quê começou consumir drogas. Pode ser que você tenha começado a consumir como uma válvula de escape para alguns conflitos, para resolver alguns problemas, para experimentar coisas novas. Seja o que for, o psicólogo vai te ajudar a descobrir sua relação com as drogas minimizando a sua necessidade.

7. Procure novos interesses

Saber como sair da dependência química é também ter a habilidade de procurar coisas novas. Com o aumento gradativo do uso das drogas, o organismo vai naturalmente se acostumando a obter prazer só com essas substâncias. Por essa razão, é fundamental que você tente buscar coisas novas para fazer. Tente começar por coisas simples. Comece a ler um livro, fazer uma caminhada, participar de atividades ao ar livre, fazer alguma mudança na sua casa. E claro, sempre indo ao tratamento com a ajuda de alguém próximo a você.

Entramos em contato

Blog

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber: Milhares de pessoas passam problemas diariamente causados pelo alcoolismo, saber como ajudar e recuperar o d

Grupo de apoio ao dependente químico

Grupo de apoio ao dependente químico

Lutar contra a dependência química não é fácil, porque exige um esforço conjunto de vários indivíduos no sentido de ajudar quem sofre com a de

Qual Droga Causa Tosse

Qual Droga Causa Tosse

Dentre os vários tipos de drogas existentes, saber qual droga causa tosse é um processo não muito difícil. Isso porque, a tosse é um dos sintomas

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por que drogas causam dependência ? Qual o mecanismo que está por detrás das drogas que faz com que o indivíduo consuma a substância não por pra

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?