O que leva os jovens a experimentar drogas?


O que leva os jovens a experimentar drogas?

De fato, há muitos motivos capazes de levar os jovens a experimentar drogas, sendo que entre as mesmas estão o álcool e os demais tipos de drogas e substâncias capazes de fazer com que a dependência ocorra

Claro que tudo dependerá exatamente quais são as necessidades e impulsos de cada pessoa, no entanto, no período da adolescência, certamente algumas razões são bem comuns, e isso ocorre principalmente devido ao traço de rebeldia que há nessa faixa de idade. 

É importante que possamos entender o que leva esses jovens a experimentar drogas, para que sejamos capazes de entender quais são os sintomas que a pessoa apresenta antes de levá-la até um centro de recuperação. Confira novos informações abaixo

 

Quais são os motivos mais comuns que levam jovens a experimentar drogas?

 

Entre os motivos mais comuns capazes de levar os jovens a experimentar drogas, citaremos alguns abaixo, confira:

 

Excesso de curiosidade

 

Certamente esse é um traço extremamente comum da juventude, logo todos acabam passando por essa fase, sendo assim, a discussão sobre as drogas e o álcool, além de seus efeitos devem atrair os jovens, os mesmos ficam curiosos sobre o que essas substâncias podem ofertar.

Logicamente isso tende a ser abertura para um caminho sem volta, justamente porque as drogas e suas sensações podem ser extremamente sedutoras, sendo que algumas das drogas acabam viciando apenas uma vez no uso. 

 

Eles querem esquecer problemas e frustrações

 

Muitos jovens acabam fadados a experimentar drogas, simplesmente porque os mesmos estão passando por períodos de estresse na escola, em alguns casos há separação dos pais, brigas com pessoas queridas, perda de alguém amado, entre outros.

O fato é que durante a adolescência, situações tipo essas podem ganhar muita força, e o adolescente acaba se sentindo sem saída, sendo assim, as drogas e até mesmo o álcool podem ser possibilidades de distração e esquecimento. 

Estresse na escola, separação dos pais, brigas entre amigos, perda de alguém querido. Na adolescência situações como essas podem ganhar força e parecer insuportáveis. As drogas e o álcool oferecem uma possibilidade de esquecimento e distração.

 

Eles querem escapar da insegurança e timidez

 

Muitas vezes esses jovens querem se mostrar seguros e descontraídos, e o que acontece é que os mesmos podem precisar de um “incentivo” para que isso ocorra, sendo assim, essas substâncias que ajudam na desinibição, podem deixar os mesmos viciados. 

 

Eles desejam experimentar novas emoções

 

Sabidamente os jovens na adolescência são conhecidos por viverem diversas “primeiras vezes”, isso acontece porque além de ter um ciclo normal de crescimento, certamente a juventude acaba gostando de procurar novas sensações e até mesmo experiências, tudo é sinônimo de emoção. 

 

Eles desejam entrar para a turma

 

Nessa época da vida dos jovens, os mesmos possuem uma necessidade de aceitação, ou seja, eles querem fazer parte de um grupo. Além do mais, há necessidade de se encaixar em uma turma, e para isso eles são capazes de fazer qualquer coisa inclusive experimentar drogas. 

 

Quando os mesmos não possuem perspectivas

 

Quando os jovens não possuem metas e ao mesmo não tenham planos de futuro, então os mesmos podem ficar mais perdidos, e então acabam se sentindo atraídos pelo uso dessas substâncias, lembrando então, que o jovem precisa de incentivo e encaminhamento.

 

Quando há influência da família

 

Geralmente os jovens também são levados a experimentar drogas, por influência da própria família, pode parecer horrível, no entanto, é bem comum. Muitas vezes rola incentivos para que a pessoa comece de dentro de casa, a beber aquela cerveja ou bebidas alcoólicas diversas.

O jovem acaba então crescendo com a ideia de que tudo acaba sendo permeado pela bebida, e que não faz sentido algum dizer ao mesmo para não beber porque isso faz mal para a saúde, justamente porque as pessoas da família usam.

Além do mais, caso o jovem veja os familiares bebendo livremente, a qualquer momento e então percam o controle, então o mesmo terá um exemplo, isso acaba sendo bem perigoso, justamente porque os filhos se espelham nas atitudes dos pais.

 

O que fazer para afastar os jovens da experimentação de drogas?

 

Os jovens são extremamente vulneráveis, visto que eles tendem a seguir seus impulsos e valorizam muito o prazer.

Tanto a droga quanto o álcool, acabam gerando uma escravidão dentro da própria estrutura das células, mesmo quando o mesmo quer parar, acaba tendo lembranças dos vícios e não consegue mais se controlar.

Por isso, tome cuidado e procure sempre conscientizar jovens dentro de sua casa, caso seja necessário leve o mesmo até um centro de recuperação, para poder lidar com os vícios e a dependência.  

Entramos em contato

Blog

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber: Milhares de pessoas passam problemas diariamente causados pelo alcoolismo, saber como ajudar e recuperar o d

Grupo de apoio ao dependente químico

Grupo de apoio ao dependente químico

Lutar contra a dependência química não é fácil, porque exige um esforço conjunto de vários indivíduos no sentido de ajudar quem sofre com a de

Qual Droga Causa Tosse

Qual Droga Causa Tosse

Dentre os vários tipos de drogas existentes, saber qual droga causa tosse é um processo não muito difícil. Isso porque, a tosse é um dos sintomas

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por que drogas causam dependência ? Qual o mecanismo que está por detrás das drogas que faz com que o indivíduo consuma a substância não por pra

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?