Por Que Drogas Causam Dependência?


Por Que Drogas Causam Dependência?

Por que drogas causam dependência ? Qual o mecanismo que está por detrás das drogas que faz com que o indivíduo consuma a substância não por prazer e sim por necessidade? Prazer sim, porque as drogas proporcionam ao indivíduo sensação de prazer e bem-estar. No momento da drogadição o sujeito sente que nada mais é preciso. Só as drogas bastam para ele. Porém, o problema é depois que esse efeito passa.

A dependência química ocorre quando o sujeito já não consegue controlar mais o uso de drogas. Drogas essas que podem ser lícitas ou ilícitas, incluindo o consumo de bebidas alcoólicas. Quando essa dependência ocorre o que fazer? Por que drogas causam dependência ? Fique tranquilo! Essas e outras dúvidas serão respondidas nas próximas linhas.

O que é dependência química?

Por que drogas causam dependência ? Antes de responder essa pergunta é necessário entender o que é dependência química. Muitos pensam que a dependência em drogas é simplesmente um vício. Um vício acometido em pessoas preguiçosas, sem perspectiva de vida, que não sonha, não vê sentido em nada. Mas, na verdade, os motivos que levam à dependência química são vários e não podem ser julgados, pois cada história de vida é única.

Mais do que um vício, a dependência química é uma doença . Doença crônica, progressiva e de terminação fatal. Segundo a Organização Mundial de Saúde a dependência química é uma doença que precisa de tratamento e o olhar de pessoas cuidadoras. Assim como ninguém deseja estar doente por qualquer enfermidade que seja, nenhum indivíduo deseja ser dependente químico. Por mais que ele reconheça que não precisa de tratamento, ele não deseja ter a dependência química.

Por que drogas causam dependência?

Por que drogas causam dependência? Como é que pode uma substância tão pequena causar dependência? Por que o indivíduo não consegue controlar a própria vontade? Por que a pessoa não consegue ser maior que a própria doença? Pois é, muitas dúvidas surgem em torno da dependência química. Afinal, como pode uma substância que, no momento da drogadição, é tão poderosa, mas quando se quer parar não consegue?

Para entender por que drogas causam dependência é necessário entender o seu mecanismo. As drogas causam dependência por ativarem o sistema de recompensa cerebral.  O sistema é responsável pela liberação de sensação de prazer e bem-estar. Assim quando as drogas entram em contato com esse sistema de recompensa, o corpo entende que a substância é boa para o organismo. Assim, o corpo se acostuma com a substância sentindo a sua necessidade.

Dependência química tem cura?

Por que drogas causam dependência se a dependência química tem tratamento? A questão é que, por mais que a dependência química seja uma doença e que tenha tratamento, a doença não tem cura. Ou seja, uma vez dependente químico sempre dependente químico. O sujeito vai tratar a doença, porém após o tratamento ele não poderá nem mesmo sentir o cheiro da substância. Se o indivíduo tomar uma nova dose ou cheirar algo simples, será suficiente para voltar com tudo à doença.

Por mais que a dependência química não tenha cura, o indivíduo pode levar uma vida normal desde que siga corretamente as orientações do médico. Basta ter força de vontade e contar com a ajuda de pessoas próximas que queiram ver o bem do dependente. Se o sujeito tem algum familiar dependente químico, provavelmente será mais difícil o processo de recuperação da doença. Mas, se não tiver dependente químico na família, o tratamento é mais rápido.

Qual o melhor tratamento para dependência química?

Além de saber por que drogas causam dependência é fundamental saber qual o melhor tratamento para a dependência química. Mas essa questão não tem uma resposta correta. Isso vai depender da personalidade de cada indivíduo. Atualmente existem vários tipos de tratamento que podem ser escolhidos de acordo com o gosto do usuário. Há tratamento que é baseado em internação e há tratamento que são mais livres, como os cuidados ofertados pelos CAPS.

De qualquer forma, independente do tratamento que o usuário de drogas faça, é indispensável saber a relação do indivíduo com a droga. Todo mundo que faz uso de drogas, faz com algum motivo, alguma razão. O significado da droga é diferente para cada um. Para cada usuário a droga assume um sentido diferente. Após saber sobre isso será mais fácil traçar os objetivos certos. O Psicólogo é o profissional mais indicado para fazer esse tipo de investigação.

Entramos em contato

Blog

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber?

Como fazer um alcoólatra parar de beber: Milhares de pessoas passam problemas diariamente causados pelo alcoolismo, saber como ajudar e recuperar o d

Grupo de apoio ao dependente químico

Grupo de apoio ao dependente químico

Lutar contra a dependência química não é fácil, porque exige um esforço conjunto de vários indivíduos no sentido de ajudar quem sofre com a de

Qual Droga Causa Tosse

Qual Droga Causa Tosse

Dentre os vários tipos de drogas existentes, saber qual droga causa tosse é um processo não muito difícil. Isso porque, a tosse é um dos sintomas

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por Que Drogas Causam Dependência?

Por que drogas causam dependência ? Qual o mecanismo que está por detrás das drogas que faz com que o indivíduo consuma a substância não por pra

Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?